Início > Trab. Estudantes > Ciências > 9º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Ciências - 9º Ano

Sistema Digestivo e Sistema Circulatório

Autores: Décio Norte

Escola: Escola Básica 2 e 3 de São Vicente

Data de Publicação: 12/04/2008

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o Sistema Digestivo e o Sistema Circulatório realizado no âmbito da disciplina de Ciências. Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

Sistema Digestivo e Sistema Circulatório

Introdução

Neste trabalho irei falar sobre a constituição e a accão dos sistemas Digestivo e Circulatório.

Irei também abordar as suas funções e exibir alguns esquemas.

Sistema Digestivo

Constituição do Sistema Digestivo

O Sistema Digestivo é constituído por:

. Boca

. Glândulas Salivares

. Faringe

. Esófago

. Estômago

. Fígado

. Vesícula Biliar

. Pâncreas

. Duodeno

. Intestino Delgado

. Ceco

. Apêndice

. Cólon Ascendente

. Cólon Transverso

. Colon Descendente

. Recto

. Ânus

O que acontece no Sistema Digestivo?

Boca - onde ocorre a mastigação, que junto à saliva ( contém enzimas) degrada o amido em maltose.

Faringe - Ajuda no processo da deglutição, de forma a que o bolo alimentar não entre na traqueia.

Esófago - Canal de passagem onde o bolo alimentar é empurrado por meio de contracções musculares (movimentos peristálticos) até ao estômago.

Estômago - Começa o processo de quimificação. O estômago é um órgão em formato de bolsa com o PH à volta de 2 (muito ácido). O estômago pode ficar horas a misturar o bolo alimentar no seu interior com a secreção gástrica (água, muco, ácido clorídrico e enzimas). O bolo alimentar torna-se mais líquido e ácido passando a chamar-se quimo e vai sendo, aos poucos, encaminhado para o duodeno.

Fígado - Produz a bílis que dissolve a gordura em partes de pequena dimensão, de forma a facilitar a absorção.

Vesícula Biliar - Armazena a bílis e leva-a até ao estômago.

Pâncreas - Produz suco pâncreático ( água, enzimas(lipase)) que hidrolisa as moléculas de um tipo de gordura, originando glicerol e álcool.

Intestino Delgado - Na sua parede são produzidas as enzimas: peptidase (digestão de proteínas), maltase (digere a maltose), lactase (digere a lactose) e a sacarase (digere a sacarose). A superfície interna dessa região, apresenta, além de inúmeros dobramentos maiores, milhões de pequenas dobras, chamadas vilosidades. As membranas das próprias células do epitélio intestinal apresentam, por sua vez, dobras microscópicas denominadas microvilosidades. O intestino delgado também absorve a água ingerida, os iões e as vitaminas. Ele divide-se no duodeno, no jejuno e no íleo.

Duodeno - Dividido em quatro partes com forma de C, é no duodeno que o suco pancreático (neutraliza a acidez do quimo e faz a digestão de proteínas, de hidratos de carbono e de gorduras) e a secreção biliar (emulsificação de gorduras) agem atacando o quimo e o transformando em quilo. Possui as glândulas de Brünner que segregam muco nas paredes do intestino delgado.

Intestino grosso - É o local de absorção de água, tanto a ingerida quanto a das secreções digestivas. Glândulas da mucosa do intestino grosso segregam muco, que lubrifica as fezes, facilitando seu trânsito e eliminação pelo ânus. Fortíssimas ondas peristálticas, denominadas ondas de massa, ocorrem eventualmente e são capazes de propelir o bolo fecal, que se solidifica cada vez mais, em direção ao cólon, que por sua vez se dirige ao recto.

Apêndice - É uma pequena extensão tubular terminada em fundo cego. Não se sabe ainda a sua função no corpo humano.

Ceco - É a porção inicial do intestino grosso, que comunica com o íleo. Para impedir o refluxo do material proveniente do intestino delgado, existe uma válvula localizada na junção do íleo com o ceco - válvula ileocecal. No fundo do ceco encontramos uma ponta chamada apêndice.

Cólon - É a região intermédia, um segmento que se prolonga do ceco até ao ânus.

Recto - É a parte final do tubo digestivo e termina no canal anal. Possui geralmente 3 pregas no seu interior e é uma região bem vascularizada. Pode ser avaliado através do toque retal, rectoscopia ou rectosigmoideoscopia. É no canal anal que ocorrem as hemorróidas que nada mais são que varizes nas veias retais inferiores.

Ânus - Controla a saída das fezes, localizado na extremidade do intestino grosso .

Função do Sistema Digestivo

O aparelho digestivo é o sistema que, nos humanos, é responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo, como o crescimento, energia para reprodução, locomoção, etc. É composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

Sistema Circulatório

Constituição do Sistema Circulatório

Coração - Bombeia sangue para todo o corpo. Está situado dentro da caixa Toráxica entre os dois pulmões. Tem mais ou menos o tamanho de um punho fechado.

Veias cavas - São vasos sanguíneos que se ligam à aurícula direita, levando até ela sangue venoso. Existem as veias cavas inferiores e veias cavas superiores.

Veias pulmonares - são vasos sanguíneos que se ligam à aurícula esquerda, levando até ela sangue arterial.

Artéria pulmonar - É um vaso sanguíneo que sai do ventrículo direito, transportando sangue venoso. No seu início, à saída do ventrículo encontra-se a válvulas semilunares, impedindo que o sangue volte para trás.

Artéria Aorta - É um vaso sanguíneo de grande diâmetro, que sai do ventrículo esquerdo, transportando sangue arterial. No seu início podemos encontrar também encontrar válvulas semilunares.

Pulmões - Extraem o oxigénio do ar, que é recolhido pelos vasos sanguíneos.

O que Acontece

A Grande Circulação

. O sangue arterial sai do ventrículo esquerdo, pela artéria aorta. Esta a artéria vai-se ramificar noutras artérias de menor calibre, que vão conduzir o sangue aos vários órgãos. 

. Dentro dos órgãos as artérias dividem-se em arteríolas. O sangue vai então percorrer as redes de capilares, onde liberta o oxigénio e recebe o dióxido de carbono, passando de sangue arterial a sangue venoso.

. Os capilares sanguíneos reúnem-se em vénulas, que por sua vez vão dar origem as veias. 

. As veias da cabeça e membros superiores juntam-se formando a veia cava superior. 

. As veias do restante corpo juntam-se formando a veia cava inferior.àO sangue vai circular nas veias cavas até entrar na aurícula direita, concluindo-se assim as grande circulação.

Função

É responsável por conduzir elementos essenciais para todos os tecidos do corpo: oxigénio para as células, condução do dióxido de carbono para a sua eliminação nos pulmões, recolecção de excreções metabólicas e celulares, entrega de excreções nos órgãos excretores, como os rins, transporte de hormonas(que são libertadas pelas glândulas endócrinas), tem um importante papel no sistema imunológico na defesa contra infecções, termo-regulação: calor, vasodilatação periférica; frio, vasoconstrição periférica. Transporte de nutrientes desde os locais de absorção até às células dos diferentes órgãos.

Conclusão

Com este trabalho fiquei a saber mais algumas coisas sobre os seguintes tópicos:

. Constituição do Sistema Digestivo

. O que acontece no Sistema Digestivo

. Função do Sistema Digestivo

. Constituição do Sistema Circulatório

. O que acontece no Sistema Circulatório

. Função do Sistema Circulatório

Webografia

. http://pt.wikipedia.org/wiki/Aparelho_digestivo

. http://www.prof2000.pt/users/cristianoc/Entrada3.htm

. http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_circulat%C3%B3rio

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Início > Trab. Estudantes > Ciências > 9º Ano