Início > Trabalhos de Estudantes > Ciências > 7º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Ciências - 7º Ano

Alfred Wegener (1880-1930)

Autores: Tânia Araújo

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 12/06/2008

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o meteorologista e geofísico Alfred Wegener (1880-1930) que formulou a teoria da deriva continental, com base nas linhas costeiras dos vários continentes. Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

Alfred Wegener (1880-1930)

Alfred Wegener (1880-1930)

O meteorologista e geofísico Alfred Wegener (1880-1930) formulou a teoria da deriva continental, com base nas linhas costeiras dos vários continentes, que parecem encaixar-se umas nas outras, nos estratos rochosos similares em continentes separados entre si, e nos fósseis.

Argumentou que, há cerca de 200 milhões de anos, havia um supercontinente designado por Pangea (Pangéia), que começou a fracturar-se.

Wegener estava também intrigado com as ocorrências das estruturas geológicas pouco comuns e dos fósseis de plantas e animais encontrados na América do Sul e África, que estão separados actualmente pelo Oceano Atlântico. Deduziu que era fisicamente impossível para a maioria daqueles organismos ter nadado ou ter sido transportado através de um oceano tão vasto. Para ele, a presença de espécies fósseis idênticas ao longo das costas litorais de África e América do Sul era a evidência que faltava para demonstrar que, uma vez, os dois continentes estiveram ligados.

 

Esta figura representa o ajuste actual da linha da costa do continente da América do Sul com o de África. Com a cor roxa representam-se as estruturas geológicas e rochas idênticas. Repara-se na continuidade, nos dois continentes, das manchas roxas.

Outro aspecto da teoria de Wegener é as evidentes mudanças do clima em alguns continentes. Por exemplo, a descoberta de fósseis de plantas tropicais na Antárctida conduziu à conclusão que este continente já esteve situado perto do equador, com um clima temperado onde a vegetação poderia desenvolver-se. Outro argumento a favor da teoria da Deriva dos Continentes é o facto de terem sido descobertos fósseis característicos de fetos em regiões agora polares.

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Início > Trabalhos de Estudantes > Ciências > 7º Ano