Início > Trabalhos de Estudantes > Educ.Tecnológica > 9º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Educ. Tecnológica - 9º Ano

Instrumentos de Medida

Autores: Andreia Pais

Escola: Escola E.B 2,3 Dr. José de Jesus Neves Júnior

Data de Publicação: 12/06/2007

Resumo do Trabalho: Trabalho, realizado no âmbito da Disciplina de Educação Tecnológica, que procura apresentar e caracterizar diversos tipos de instrumentos de medida. Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

Instrumentos de Medida

Introdução

Neste trabalho pretendo avaliar os conteúdos do tema de Instrumentos de Medida.

Instrumentos de Medida

Os instrumentos de medições sempre foram uma necessidade da ciência. Nos dias de hoje, cada vez maior é um desafio tecnológico. Medidas precisas podem resultar em resultados adequados para as actividades humanas. O seu interesse é tão grande que seu estudo é objecto de um ramo da ciência conhecido como Metrologia. Consiste no estudo do melhor método de obter a medição precisa de diferentes grandezas, estabelece as unidades de medição dessas grandezas aceitas universalmente e define critérios de apresentação das unidades internacionalmente aceitas.

O tamanho do Objecto

Dependendo do tamanho do objecto a ser medido, são necessários aparelhos ou métodos diferentes. É possível medir com precisão adequada desde insectos pequenos até o diâmetro da Lua e dos planetas ou, então, distâncias entre dois sulcos de um disco a laser até a distância entre a Terra e a Lua.

As réguas, fitas métricas, bússolas são instrumentos são adequados para medir a largura e o comprimento de uma folha de papel, o comprimento de uma saia e o tamanho de uma sala, assim como a sua orientação magnética.

Instrumentos delicados e precisos

Existem instrumentos delicados e precisos, apropriados para se medir dimensões bem pequenas. Por exemplo, o parquímetro e o micrómetro. O parquímetro é adequado para se medir o diâmetro de uma agulha fina, o diâmetro de esferas de rolamento, profundidade de sulcos em peças de aparelhos que requerem alta precisão. O micrómetro é utilizado para medir espessuras de folhas, fios e diâmetros de tubos com alta precisão.

Distâncias

Para distâncias e objectos de dimensões ainda menores são necessários métodos indirectos de medida, como através de difracção da luz, ou então microscópios especiais, devidamente calibrados. Já para distâncias muito grandes como, por exemplo, diâmetro da Lua, altura de uma montanha são utilizados métodos que usam relações simples de trigonometria ou então de triângulos semelhantes. Esse método é conhecido como triangulação.

Áreas

Para a mensurarão de áreas foi importante a evolução do teodolito.

Precisão Necessária

Dependendo da precisão necessária a uma determinada medida é que escolhemos o aparelho mais adequado para efectuá-la. Tem que ser usado o conhecimento e o bom senso. Não tem sentido usar um aparelho de alta precisão para medir objectos nitidamente não-uniformes. Se o objecto a ser medido é muito menor que a menor divisão do instrumento usado, obviamente não se pode obter precisão alguma na medida.

Materiais

Altímetro

O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barómetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.

Ampulheta

A ampulheta é, com o quadrante solar e a clepsidra, um dos meios mais antigos de medir o tempo.

Barómetro

O Barómetro ou barómetro é um instrumento para medir a pressão atmosférica. Ele pode ser do tipo coluna de mercúrio ou do tipo aneróide (metálico). Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, podem-se encontrar barómetros acoplados a relógios digitais desportivos a um custo razoável.

Régua

A régua é um instrumento utilizado para medida de distâncias pequenas e desenho de rectas. É composta por uma lâmina de madeira, plástico ou metal e pode conter uma escala, geralmente centimétrica e milimétrica.

Teodolito

O teodolito é um instrumento óptico utilizado na Topografia e na Agrimensura para realizar medidas de ângulos verticais e horizontais, usado em redes de triangulação. Basicamente é um telescópio com movimentos graduados na vertical e na horizontal, e montado sobre um tripé, podendo possuir ou não uma bússola incorporada.

Transferidor

O Transferidor é um instrumento utilizado para medida e marcação de ângulos. É composto basicamente por uma escala circular, ou de secções de círculo, dividida e marcada em ângulos espaçados regularmente, tal qual numa régua. Seu uso é diversificado tendo emprego em educação, matemática, engenharia, topografia, construção e diversas outras actividades que requeiram o uso e a medição de ângulos com precisão.

Voltímetro

O voltímetro é um aparelho que realiza medições de tensão eléctrica em um circuito, geralmente usando a unidade volt. Muitos voltímetros, na verdade, não são nada mais do que amperímetros com alta resistência interna. O projecto dos voltímetros é tal que, com sua alta resistência interna, introduzam o mínimo de alterações no circuito que está sendo monitorizado. O galvanómetro de bobina móvel é um exemplo deste tipo de voltímetro.

Para aferir a diferença de tensão entre dois pontos de um circuito, convém colocar o voltímetro em paralelo com a secção do circuito compreendida entre estes dois pontos. Por isso, para as medições serem precisas, é esperado que o voltímetro tenha uma resistência muito grande comparada às do circuito.

Voltímetros podem medir tensões contínuas ou tensões alternadas, dependendo das qualidades do aparelho.

Pode-se também implementar um voltímetro através do uso de um potenciómetro linear. Este tipo de voltímetro é chamado de passivo.

Conclusão

Neste trabalho explorei o tema que me foi proposto, acerca dos “ Instrumentos de Medida”.

Aprendi que os instrumentos de medições sempre foram uma necessidade da ciência , as medidas são precisas para a conclusão em resultados adequados para as actividades humanas, na nossa vida quotidiana.

Medir é comparar duas grandezas da mesma espécie (dois comprimentos, dois pesos, etc. …)

Para efectuar uma medição temos que utilizar o instrumento de medida adequado, isto é, para medir um comprimento utilizamos uma régua, para medir a temperatura utilizamos um termómetro, etc.

Bibliografia

Motor de busca: Internet

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instrumento_de_medida

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alt%C3%ADmetro

http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A9gua

http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito

http://pt.wikipedia.org/wiki/Transferidor

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Início > Trabalhos de Estudantes > Educ.Tecnológica > 9º Ano