Início > Trabalhos de Estudantes > Filosofia > 11º Ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Filosofia - 11º Ano

O Realismo

Autores: Ana Brito

Escola: [Escola não identificada]

Data de Publicação: 12/06/2008

Resumo do Trabalho: Trabalho sobre o realismo (o que é o realismo e tipos de realismo), realizado no âmbito da disciplina de Filosofia (11º ano). Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

O Realismo

O que é o realismo?

O Realismo é uma teoria filosófica que declara que o sujeito no acto de conhecer, capta o objecto que lhe é exterior e independente. Assim para o Realismo o objecto do conhecimento não faz parte do sujeito e pode ser conhecido na sua realidade e independência.

Tipos de Realismo

Existem dois tipos de realismo:

. O Realismo Ingénuo corresponde à atitude natural do espírito humano que é a de aceitar como existente aquilo que o rodeia e de acreditar que conhece tal como é.

. O Realismo Critico é já uma posição filosófica que pressupõe a dúvida em relação ao que conhecemos e admite a possibilidade de a realidade não ser tal e qual como nos aparece em virtude de elementos do sujeito que interferem no conhecimento.

O conhecimento não é uma cópia do real, um mero registo passivo, mas uma interpretação, uma construção”. Ao sustentar a tese de que o objecto existe independentemente do sujeito, o realismo crítico usa, de acordo com J. Hessen, três argumentos para a provar:

· A percepção é comum a vários indivíduos, o que só é possível se existirem os objectos;

· As percepções não dependem da nossa vontade, mas sim dos objectos;

· Os objectos da nossa percepção são diferentes da percepção propriamente dita, continuando a existir mesmo que os não estejamos a percepcionar.

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Início > Trabalhos de Estudantes > Filosofia > 11º Ano