Home

Explicações

Trab. Estudantes

Textos de Apoio

Resumos & Sebentas

Trabalhos da Net

Os nossos amigos

Contactos

 TRABALHOS DE ESTUDANTES

Início » Trabalhos de Estudantes » Físico-Química » 9º ano

Físico-Química - 9º ano

Compostos de Carbono

Rafael Duarte, Elvio Vieira e Gerson Oliveira

Escola Básica 2 3 Dr. Acácio Azevedo - Oliveira do Bairro

Data de Publicação: 01/09/2007

8 Comentar este trabalho / Ler Outros Comentários 7

N.º de páginas visitadas neste site (desde 15/10/2006):  

SE TENS TRABALHOS COM BOAS CLASSIFICAÇÕES ENVIA-NOS (DE PREFERÊNCIA EM WORD) PARA notapositiva@sapo.pt POIS SÓ ASSIM O NOSSO SITE PODERÁ CRESCER.

 

Compostos de Carbono

 

INTRODUÇÃO

 

O carbono é conhecido desde os tempos primórdios. O carbono é um dos elementos químicos que existe em maior quantidade nos seres vivos.

Este elemento destaca-se porque combinado com outra forma inúmero composto que asseguram a vida na Terra, é o 14º elemento mais abundante.

As características do carbono são muito particulares, já que ele forma um enorme número de compostos, a maior parte dos quais constituem o grupo das substâncias orgânicas, ou seja, as substâncias que contém principalmente carbono, hidrogénio, nitrogénio e oxigénio. Conhece-se milhões de compostos orgânicos. O carbono também forma uma outra série, muito menos numerosa, cujos compostos são classificados como compostos inorgânicos. Quimicamente o carbono é uma substância inerte.

Com este trabalho esperamos aprofundar os nossos conhecimentos sobre importância e constituição dos compostos de carbono.

 

 

DESENVOLVIMENTO

 

Dos compostos de carbono começamos por enunciar os hidrocarbonetos.

Os hidrocarbonetos são compostos formados por carbono e hidrogénio. Os átomos de carbono que com apenas ligações covalentes simples são os hidrocarbonetos saturados ou alcanos. Os hidrocarbonetos insaturados têm pelo menos uma ligação covalente dupla ou uma ligação tripla entre dois átomos de carbono. Incluem os alcenos e os alcinos.

 

ALCANOS

O alcano mais simples chama-se metano, mas também há o etano, propano e butano. O nome dos alcanos termina sempre em ‘ano’. Os alcanos encontra-se no gás natural e no petróleo, estes hidrocarbonetos são sempre principalmente utilizados como combustíveis.

 

ALCENOS

O alceno mais simples chama-se eteno ou etileno. O nome dos alcenos termina sempre em ‘eno’. Os alcenos são utilizados como matéria-prima na indústria química.

 

ALCINOS

O Alcino mais simples é o etino, chamado acetileno. O nome dos alcinos termina sempre em ‘ino’. O etino ou acetileno é utilizado como matéria-prima na produção de ácido acético e outros compostos de carbono.

 

ÁLCOOIS

O etanol ou álcool etílico é um líquido incolor e inflamável que tem um cheiro característico. É um solvente valioso e matéria-prima de muitas sínteses orgânicas, está presente em bebidas alcoólicas. As moléculas dos álcoois possuem em comum o grupo característico hidroxilo –OH que lhe confere propriedades específicas. Há álcoois que têm apenas um grupo hidroxilo – são os monoálcoois: com dois grupos de hidroxilo são os diálcoois ; com três grupos de hidroxilo os triálcoois. Um triálcool muito utilizado na indúsria é o propanotriol. Utiliza-se na indústria alimentar, em cosméticos e medicamentos.

 

CETONAS E ALDEÍDOS

A acetona é um líquido incolor, inflamável, de cheiro característico e com grande interesse industrial. O nome das cetonas deriva do nome dos correspondentes hidrocarbonetos ao qual se adiciona a terminação ‘ona’.

O aldeídos que possui uma cadeia com três átomos de carbono chama-se propanal. O nome dos aldeídos deriva do nome dos correspondestes hidrocarnonetos ao qual se adiciona a terminação ‘al’.

 

LÍPIDOS

Os lípidos ou gorduras são compostos insolúveis na água e solúveis em solventes orgânicos como o benzeno, o éter e o clorofórmio. Tem na sua constituição os elementos carbono, hidrogénio e oxigénio.

As gorduras são importantes fontes de energia para o nosso organismo. As gorduras mais simples designam-se por triglicerídeos. Os triglicerídeos formam-se por uma reacção de esterificação a partir de ácidos gordos e glicerol. 

 

HIDRATOS DE CARBONO

Os hidratos de carbono são vulgarmente conhecidos por açúcares. Desempenham funções diversas, sendo importantes fontes de energia para os seres vivos. Têm na sua constituição carbono, hidrogénio e oxigénio.

A glicose e a frutose são açúcares simples que existem em numerosos frutos. A sacarose é o açúcar que habitualmente usamos para adoçar bebidas. A lactose, constituída por galactose e glicose, que existem no leite, e a maltose, constituída por duas moléculas de glicose, o açúcar do malte da cevada, são também dissacarídeos de forma molecular. Os polissacarídeos são formados por mais de duas moléculas de monossacarídeos. O amido encontra-se nas farinhas e na batata. É um polissacarídeo de reserva nos tecidos vegetais. É um polímetro de glicose.

 

PROTEÍNAS

As proteínas são compostos de carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto e, por vezes, enxofre. São polímeros. A glicina é o aminoácido mais simples. Quando um número muito elevado de aminoácidos estabelece ligações peptícidicas, forma-se uma proteína.

 

PLÁSTICOS

Uma das mais importantes aplicações industriais dos compostos de carbono é a produção de plásticos. Todos os plásticos são constituídos por grandes moléculas – macromoléculas - formadas por pequenas moléculas idênticas que se repetem numa cadeia linear. As moléculas muito grandes, construídas a partir dos monómeros ligados entre si por ligações covalentes, chamam-se polímeros. A reacção química através da qual os monómeros se ligam entre si para formar polímeros denomina-se polimerização. Os plásticos diferem entre si no tipo de monómeros e no tamanho da cadeia, o que lhes confere propiedades diferentes.

 

FIBRAS

Outros polímetros com interesse industrial são as fibras sintéticas como o nylon, utilizado nas redes e o fio de pesca, e o terylene, utilizado como fio na indústria têxtil.

 

 

CONCLUSÃO

 

Pelo trabalho de investigação que realizamos sobre os compostos de carbono, concluímos que eles são muito importantes no nosso dia a dia. A sua utilização pode ser em combustíveis, na indústria química, na indústria alimentar, cosméticos, medicamentos, plásticos e fibras.

Podemos salientar os hidrocarbonetos importantes como fonte de energia provenientes da sua combustão e os hidratos de carbono que são fontes de energia para os seres vivos.

Este trabalho ajudou-nos a enriquecer o nosso método de pesquisa, interpretação e conhecimento.

 

 

Bibliografia

 

. Manual de físico-química do 9ºano.

 

Rafael Duarte, Elvio Vieira e Gerson Oliveira

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

 

Para saber mais sobre este tema, utilize o Google:

 
Web www.notapositiva.com
Início » Trabalhos de Estudantes » Físico-Química » 9º ano
 

© 2006 - NotaPositiva | Todos os direitos reservados