Início » Trab. Estudantes » Físico-Química » 9º ano

Trabalhos de Estudantes

Trabalhos de Físico-Química - 9º Ano

 

Sódio

Autor: André Peixe

Escola: [não identificada]

Data de Publicação: 01/03/2008

Resumo do Trabalho: O sódio é um elemento químico representado pelo símbolo Na, cujo atómico é 11. Pertence ao grupo dos metais alcalinos, encontrando-se sólido à temperatura ambiente. Ver o Trabalho Completo

Comentar este trabalho / Ler outros comentários

Se tens trabalhos com boas classificações, envia-nos, de preferência em word para notapositiva@sapo.pt pois só assim o nosso site poderá crescer.

 

 

Sódio

SÓDIO

 

INTRODUÇAO

O sódio é um elemento químico representado pelo símbolo Na, cujo número atómico é 11.

O sódio pertence ao grupo dos metais alcalinos, encontrando-se sólido à temperatura ambiente. Tal como os outros metais alcalinos, o sódio é um metal macio, leve, gorduroso e de coloração branca ligeiramente prateada; no entanto, a sua elevada reactividade com o oxigénio atmosférico, faz com que perca rapidamente o seu aspecto metálico quando em contacto com o ar.

Também devido à sua elevada reactividade este metal não é encontrado livre na natureza, apesar da sua abundância.

 

ORIGEM DO NOME

A descoberta do sódio como elemento deve-se a Sir Humpfrey Davy que, em 1807, em Inglaterra, isolou o sódio puro através da electrólise da soda caustica (NaOH).

O nome sódio provém da palavra soda, a designação antiga para o carbonato de sódio, embora seja possível que Sir Humpfrey Davy tenha derivado este nome a partir de um remédio medieval contendo sódio, o sodanum, que era utilizado para as curas de dores de cabeça. A origem do símbolo do sódio, Na, esta relacionado com a palavra neo-latina, natrium, que por sua vez provém da palavra árabe natron (soda, carbonato de sódio).

 

OCORRÊNCIA

O cloreto de sódio encontra-se em enormes quantidades nas águas marinhas, ocorrendo igualmente em grandes depósitos de sal-gema, possivelmente formados pela evaporação de mares pré-históricos, ou ainda em leitos secos de lagos salgados. Os principais depósitos encontram-se nos E.U.A., na Grã-Bretanha, na França, na Alemanha, na China e na Índia. Em muitas regiões, como Portugal, a evaporação da água do mar em salinas é, todavia, o processo de extração mais utilizado. O sódio ocorre também em diversos minérios, como o bórax, a criolite e o nitrato do Chile.

 

APLICAÇÕES

O sódio pode reduzir muitos óxidos de outros metais e utiliza-se muitas vezes como agente redutor, tal como o seu hidreto. Forma ligas com muitos metais, das quais as mais importantes são formadas com chumbo e mercúrio. Da reacção com uma grande variedade de substâncias orgânicas podem resultar vários derivados e radicais livres, muitos deles importantes intermédios em síntese orgânica, sobretudo em reacções de polimerização.

Os compostos de sódio mais importantes são cloreto, peróxido, tetraborato, os silicatos, o clorato, o tiossulfato, e o hidróxido de sódio.

O cloreto de sódio constitui a principal matéria-prima para a obtenção de outros sais (principalmente o vulgo sal de cozinha); o hidróxido de sódio utiliza-se correctamente com reagente industrial, no fabrico de sabão, celulose, papel, rayon e muitos outros produtos; o peróxido é um agente oxidante muito utilizado como branqueador das fibras têxteis; o tripolifosfato usa-se no tratamento da água; o tetraborato emprega-se no fabrico de detergentes; os silicatos no fabrico de vidro; o clorato no fabrico de explosivos e finalmente o tiossulfato e utilizado como revelador de fotografias.

 

ISÓTOPOS

São conhecidos 18 isótopos do elemento sódio. O único estável é o 23Na. O sódio possui dois isótopos radioactivos cosmogenicos: 22Na e 24Na. O primeiro com períodos de semidesintegração de 2605 anos e o segundo de aproximadamente 15 horas.

 

PONTO DE FUSÃO E EBULIÇÃO

·         PONTO DE FUSÃO: 97,7 ºC

·         PONTO DE EBULIÇÃO: 883 ºC

 

CLASSE DE SUBSTÂNCIAS DO ELEMENTO

O sódio tem uma massa atómica relativa de 22,99, a sua classe é metal e o seu estado físico é sólido, a sua série é metal alcalino localizando-se no grupo 1 e período 3, a sua abundância é de 2,36 × 104 ppm na crosta terrestre, de 1,08 × 104 ppm no oceano e de 1,91 ×106 (relativo a [H] = 1 ×1012) no sistema solar e o seu raio atómico é de pm é de 185,8.

 

FONTES DE PESQUISA

www.mocho.pt;

www.e-escola.pt;

tabela periódica do manual de 9º ano

 

Outros Trabalhos Relacionados

Ainda não existem outros trabalhos relacionados

Início » Trab. Estudantes » Físico-Química » 9º ano